A troca de fralda do bebê
- Iasmym Alves de Andrade Soares
- 12 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de mai. de 2023
Esse passo a passo pode te auxiliar na troca de fralda do bebê:

1- Tire a roupa do bebê da cintura pra baixo;
2- Abra a fralda;
3- Utilizando um algodão, realize a higiene da área íntima, de frente para trás, com água morna e sabonete;
4- Seque as partes íntimas do bebê com cuidado, sem esfregar muito a pele;
5- Levante as pernas e o quadril do bebê e troque a fralda suja pela fralda limpa, sem fechar ainda;
6- Se for utilizar alguma pomada ou creme para prevenir assadura, esse é o momento de passar. Vale lembrar que a pomada que será utilizada de rotina no seu bebê não deve conter remédios, como por exemplo, a nistatina. Pomadas com remédios só devem ser usadas caso seu bebê apresente alguma irritação na pele e prescritas por um profissional de saúde. O mais indicado é que se use cremes de barreira que contenham óxido de zinco ou petrolato, não sendo necessário remover completamente nas trocas de fralda, caso não haja resíduos de fezes;
7- Feche a fralda e vista a roupa do bebê.
Ao colocar a fralda: não deixe que a fralda tampe o coto umbilical, pois se ele ficar abafado, poderá favorecer uma infecção no umbigo do bebê.
ATENÇÃO: o uso do talco deve ser evitado, pois há risco do bebê aspirar esse pó por acidente, podendo causar inflamação respiratória ou alergia.
Algumas ações como usar muita pomada, esfregar a pele do bebê com força ou deixar o bebê por muito tempo com a fralda suja, acabam ajudando no aparecimento de assaduras. Por isso, quando falamos em assaduras, a chave para o sucesso é a prevenção.

Para evitar assaduras:
Realize a limpeza adequada das partes íntimas do bebê utilizando algodão, água morna e sabonete;
Troque as fraldas frequentemente para diminuir a exposição da pele do bebê à urina e/ou às fezes;
Evite usar lenços umedecidos, deixando para usá-los somente em situações de emergência, como na rua, por exemplo. Os lenços umedecidos contém muitas substâncias químicas que podem agredir a pele do bebê e trazer alergias.
Caso utilize lenço umedecido, escolha um sem álcool, sem corantes, sem cheiros, sem óleos, sem sabão, sem detergentes ou qualquer outra substância agressiva para a pele do bebê.
Ouça aqui a narração desse post:
Referência:
Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Departamento Científico de Dermatologia e Neonatologia. Documento Científico. Atualização sobre os Cuidados com a Pele do Recém-Nascido. nº 11. 27 mai., 2021. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22978c-DocCient-Atualiz_sobre_Cuidados_Pele_do_RN.pdf>. Acesso em: 18 out. 2022.
Comments